Nome: The Fault In Our Stars
No Brasil: A Culpa é Das Estrelas
Autor: John Green
Editora: E. P. Dutton
Páginas: 313
Leia Online: aqui.
TFIOS é nada menos que um dos melhores livros que eu já li.
John Green me fez: rir, chorar, ficar estérica, apaixonada e apegada á esse livro duma maneira que vocês não tem ideia!
Eu li The Fault In Our Stars em 2 dias. Isso, porque eu passei madrugadas acordada só pra poder ler, ainda tendo que ler online (link nas informações aí em cima).
Vocês já devem ter ouvido falar desse livro porque fez um sucesso enorme e não é por nada. "O livro atingiu o número 1 na lista de bestsellers da Amazon.com e Barnes & Noble em Junho de 2011, pouco tempo após ter sido anunciado" - Wikipédia.
O livro conta a história de Hazel Grace uma adolescente de 16 anos anti-social que tem câncer (por algum motivo a maioria dos livros que eu leio tem alguém com câncer ??????) e Augustus Waters, de 17 anos, ex-jogador de basquete que teve uma perna amputada. Os dois se conhecem num grupo de apoio e se apaixonam.
Eu contaria outras coisas sobre o livro se isso não fosse spoiler. Eu não dou spoiler não gosto que deem spoiler pra mim e spoilers estão na minha lista de Coisas Que Eu Mais Odeio Em Todo O Mundo que não existe mas se existisse, spoilers estariam nela, nas primeiras colocações.
De qualquer forma, eu adorei o livro por ele ser diferente de qualquer outro livro de romance que eu já tenha lido e porque ele é perfeito. Nunca conseguiria colocar a perfeição desse livro em palavras, mesmo que metade do mundo ache ele um puro clichê (e ainda mesmo que metade das pessoas que fale isso fale apenas para chamar a atenção e achar que é diferente por não gostar de um livro que fez sucesso).
Como vocês devem saber, o filme do livro saiu. Apesar de eu não ter gostado nadinha do elenco no começo, que conta com um Augustus Waters de olhos CASTANHOS e uma Hazel Grace que não parece doente e que fica sorrindo o tempo todo apesar de não ter amigos e ser anti-social pra caramba (??????) eu meio que me adaptei e procuro não ficar pensando no assunto. Não, eu não assisti o filme, por motivos de não ter gostado da adaptação do trailer e pela minha amiga ter assistido e me contado como foi, relatando não ter gostado.
Apesar disso eu pretendo assistir algum dia para me certificar de que não estou odiando a toa.
Foi triste ver pessoas assistindo o filme sem sequer ler o livro e dizendo que são do fandom (fandom de um livro, coisa na qual não vejo sentido), transformando-o em modinha. Também foi triste ver pessoas no Facebook, por exemplo, apontando defeitos no filme sem ter assistido, defeitos que na verdade não existem e que são fruto da falta de pesquisa sobre o livro e filme. Uma tristeza ver também que muitos leitores desistiram do livro porque este se tornou a nova modinha e não queriam ser "maria-vai-com-as-outras".
Mas, leiam. Vocês vão entender o por quê dessa minha paixão por TFIOS. Muitas pessoas choraram o oceano atlântico lendo esse livro. E como eu sou uma pessoa muito manteiga derretida (aka pessoa que chora o tempo todo por qualquer coisinha) eu chorei também. Não chorei TANTO mas não vou mentir dizendo que não chorei e que não quis reler ele assim que terminei a ultima pagina. É perfeito, sério.
Ignorem o fato de eu ter transformado um post que era indicação de um livro em desabafo sobre o mesmo :) hahaha
xoxo, andy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário